Jota Quest

Pedido por Maiara Alves




Jota Quest é uma banda mineira de Pop Rock, formada na cidade de Belo Horizonte em 1993. O baixista PJ e o baterista Paulinho Fonseca resolveram formar uma banda, devido a suas afinidades por black music e Acid Jazz. Eles se uniram ao guitarrista Marco Túlio Lara e o tecladista Márcio Buzelin. Só faltava um vocalista - e, após dezoito testados, fora escolhido Rogério Flausino. O nome escolhido fôra J. Quest (Jay Quest), inspirado no desenho animado Jonny Quest e na banda de Acid Jazz Jamiroquai.

Após shows bem-sucedidos em Belo Horizonte, em 1996, foram contratados pela Sony Music, e gravaram o álbum J. Quest. As músicas "As Dores do Mundo", "Encontrar Alguém" e "Onibusfobia" foram bem tocadas. A banda na época era marcada por um visual espalhafatoso, com roupas estilo anos 70 e perucas (que foram abandonadas após serem roubadas em um programa de TV). Após um tempo, para evitar processos da Hanna-Barbera, mudaram o nome para Jota Quest, que hoje é uma das maiores bandas de Rock do Brasil.

História

O grupo fez seu primeiro show como J.Quest inspirado no desenho animado Jonny Quest e a banda de Acid Jazz Jamiroquai, idéia do baixista PJ (ainda que nenhum dos integrantes fosse fã do desenho). Circulando pelo circuito de bares e faculdades de Belo Horizonte e reunindo mais de 2.000 pessoas por apresentação, a banda foi conquistando espaço. O contrato com a Sony Music (atual Sony BMG), veio em seguida e o primeiro CD oficial foi lançado em agosto de 1996. O visual dos anos 70, representado na capa do álbum de estréia por roupas características e enormes perucas black power da época, agradaram ao público e à mídia. Não demorou muito para as músicas "Dores do Mundo" e "Encontrar Alguém" – sucesso em Belo Horizonte - conquistarem as rádios de todo o Brasil.

Em 1998, já assinando como Jota Quest, a banda lançou seu segundo álbum De Volta ao Planeta..., consolidando sua carreira em todo o país. A música "Fácil" foi uma das faixas mais tocadas da época e o grupo conquistou seu primeiro Disco de Platina por ter alcançado a expressiva venda de mais de 250 mil cópias.

Em 2000, foi lançado o CD Oxigênio com várias baladas românticas como "Dias Melhores", que até hoje é uma das músicas mais pedidas pelos fãs em apresentações da banda. Em 2001, o grupo lançou Discotecagem Pop Variada, mais um sucesso de público e de vendas.

Em 2002, Rogério Flausino foi convidado pela Disney para cantar a versão brasileira a trilha sonora do filme Planeta do Tesouro. A música se chama Estou Aqui (I'm Still Here em inglês)

Com o sucesso deste último trabalho, o Jota gravou em maio de 2003 o CD e DVD MTV ao Vivo, na Praça do Papa, em Belo Horizonte. O trabalho, primeiro "ao vivo" do grupo, reuniu seus maiores hits e contou com a participação especial de Arnaldo Antunes e Thaíde. No mesmo ano, eles foram os únicos em toda a América Latina a serem convidados para participar da trilha sonora do filme Homem Aranha 2 com versão para o tema do desenho animado do herói (regravada anteriormente pelas bandas Ramones e Aerosmith) com letra de Rogério Flausino.


Integrantes

* Rogério Flausino - vocal
* Marco Túlio Lara - guitarras
* PJ - baixo
* Paulinho Fonseca - bateria
* Márcio Buzelin - teclado









Discografia

Álbuns

* 1996 - J. Quest - 200.000 (Disco de Ouro)
* 1998 - De Volta ao Planeta - 800.000 (Platina Triplo)
* 2000 - Oxigênio - 400.000 (Disco de Platina-Dupla)
* 2001 - Discotecagem Pop Variada - 500.000 (Disco de Platina-Dupla)
* 2003 - MTV ao Vivo - 800.000 (Disco de Platina-Triplo)
* 2005 - Rio de Janeiro, 28/01/2005 (edição limitada) (Gravado durante a turnê do MTV Ao Vivo) - 100.000 (Disco de Ouro)
* 2005 - Até Onde Vai - 150.000 (Disco de Platina)
* 2008 - La Plata - 40.000

Coletâneas

* 2004 O Melhor de Jota Quest

Demos


* 1995 - Independente

Quér ver sua banda favorita aqui? faça o seu pedido pelo e-mail; blogmusicpedia@gmail.com, estamos aguardando!

Até a Próxima!